(Foto: Leonardo Brasil/FFC)

Xerém é um reconhecido celeiro de craques que despontam no Fluminense. Por trás das revelações que surgem há um importante trabalho de reestruturação, com grandes investimentos feitos pelo clube nos últimos anos. A casa das categorias de base e do futebol feminino do Tricolor vem passando por diversas melhorias, em processo de evolução que recentemente resultou na homologação do campo principal pela CBF como Estádio Vale das Laranjeiras.

Para o reconhecimento do estádio, foram colocadas torres de transmissão de televisão, instalados banheiros e cantinas na arquibancada e ajustes foram feitos nos vestiários. Além disso, foram confeccionadas placas de publicidade e o acesso da equipe visitante está em fase de conclusão.

 
 
 

Mas as obras não se limitam ao estádio. Ao longo dos últimos três anos, o Fluminense promoveu melhorias em diversos setores do complexo. Entre as principais realizações estão a conclusão da sala da Supervisão e Administração e outras novidades para o departamento de futebol da base, como o Centro de Recovery da Avanutri e o consultório odontológico, em parceria com a Orthopride. Ambos atendem os Moleques de Xerém e as atletas do futebol feminino. Além disso, o clube investiu mais de R$ 500 mil na obra de contenção de encostas para evitar que a comunidade vizinha seja prejudicada pelos efeitos da chuva.

Em mais um dia de trabalho em Xerém, nesta quinta-feira (22/09), o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, destacou o processo de evolução da estrutura das instalações.

– Conquistar essa homologação em Xerém, com competições nacionais e transmissões ao vivo pela TV, é a realização de um sonho. Fico feliz porque cada vez mais estamos melhorando a estrutura, em especial de Xerém, para que o Fluminense continue crescendo e dignificando o trabalho nesse celeiro de jogadores que a gente tem – afirmou o presidente tricolor, que completou:

– Toda conquista que a gente tem é fruto de um trabalho que a gente vem fazendo ao longo desses três anos. Nosso trabalho se desenvolve em reconstruir e reforçar as estruturas do clube. E quando a gente fala em estrutura não é só a física, não só de tijolo, mas em estrutura do trabalho, das equipes, da estrutura financeira. E Xerém é a estrutura principal do clube porque é o futuro, é a perenidade da instituição – afirmou Mário.

O Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras possui uma área de mais de 120 mil m² e conta, ao todo, com sete campos, sendo um de grama artificial. As instalações abrigam os meninos do Sub-9 ao Sub-20, além do futebol feminino.

– Xerém sempre foi um diferencial para o Fluminense e com a nossa chegada conseguimos melhorar a estrutura que oferecíamos para os nossos jogadores no CT. Revitalizamos o CTVL e criamos novas salas para acompanhar a evolução da categoria no Brasil – disse o vice-presidente da base, Rui Reisinger.

Confira as melhorias realizadas em Xerém nos últimos anos:
– Sala do novo Departamento de Captação
– Sala do CIAM (Centro de Informação e Apoio Metodológico)
– Construção do Centro de Recovery e Suplementação
– Espaço de recovery da Avanutri
– Consultório odontológico da Orthopride
– Nova sala da diretoria
– Nova sala de reuniões
– Nova sala da Supervisão e administração
– Espaço de jogos eletrônicos
– Área para exposição de troféus
– Obra de contenção de encostas
– Instalação de torres de transmissão de televisão
– Instalação de cantinas e banheiros na arquibancada
– Ajustes nos vestiários
– Instalação de placas de publicidade
– Obras de acesso para o time visitante
– Adesivação do túnel e corredor histórico
– Reforma da entrada