Revelado em Xerém, Marcelo está de volta ao Fluminense. Em recente entrevista coletiva, o presidente Mário Bittencourt foi questionado a respeito da estratégia de convencimento para o lateral-esquerdo consagrado no futebol europeu e mundial ter escolhido o retorno ao clube. Entre outros fatores, o mandatário destacou o ambiente do clube.
— Acho que uma das coisas que pesa muito é a questão do nosso ambiente. Agora no vestiário Calegari estava lá com o filho com a bandeira do clube. A gente conseguiu construir algo aqui maior do que a questão financeira. O elenco é muito unido, se reúne, viaja junto, faz festa junto… Obviamente qualquer jogador que vai para um clube ele sempre pergunta, liga para quem jogou, saber se salário está em dia etc… Mas a maior pergunta é como é o ambiente. Marcão jogou com ele, são muito amigos, conversou com ele, Filé, Fred… – disse, complementando:
— Quando eu abro essa conversa com ele, por questões óbvias, se for só discutir só parte financeira, o que chamam de leilão, com outros concorrentes não tenho como ser vencedor. Vamos para outro tipo de conversa que é um projeto sólido que já dura quatro anos e continua melhorando ano a ano. O projeto desse ano é a primeira vez que conseguiu manter o treinador na virada do ano, quase todo elenco, só saiu Matheus Martins, um técnico que todos querem jogar com ele, um diretor executivo que mantém ambiente harmônico, são raros problemas internos… E mais o desejo do atleta de voltar para casa. Ele disse isso para mim. E o desejo dele de jogar, de ganhar a Libertadores. Tudo isso somado faz com que a gente consiga êxito numa contratação desse tamanho.
Aos 34 anos, Marcelo chega ao Fluminense com contrato até o fim de 2024 com opção de renovação até dezembro de 2025.