Tricolor encara o lanterna e já rebaixado Bangu, no Maracanã
A vitória do Fluminense sobre o Nova Iguaçu somada aos tropeços de Sampaio Corrêa-RJ e Maricá neste domingo, respetivamente para Volta Redonda e Portuguesa, deixaram o Tricolor com boas chances de classificação às semifinais do Campeonato Carioca no próximo fim de semana, que marca a última rodada da Taça Guanabara. Em 5º lugar na tabela, o Fluminense só depende de si para avançar. Mas como? Explicamos.
Na prática, o Fluminense só precisa vencer o Bangu e torcer por um tropeço (empate basta) de Madureira ou Vasco. O Madureira pega o Nova Iguaçu, enquanto o Vasco tem um clássico diante do Botafogo. Se um dos dois não vencer, o Fluminense avança somando os três pontos. Mas mesmo que ambos vençam, o Tricolor ainda pode se classificar por conta do saldo de gols.
Fluminense e Vasco, hoje, somam 14 pontos e estão empatados também em número de vitórias e no saldo de gols, com +3. Se os dois vencerem na última rodada, domingo que vem, chegam a 17. O detalhe é que o Fluminense entra em campo às 19h, no Maracanã, enquanto o clássico acontece às 16h, em São Januário. Em caso de vitória Cruzmaltina, bastaria o Tricolor vencer por uma diferença de gols maior para ultrapassar o rival no saldo. Veja:
Se o Vasco bater o Botafogo por 1 a 0, por exemplo, o Fluminense ultrapassa o rival ganhando por 2 a 0 do Bangu. Se vencer por dois gols de diferença, o Tricolor precisará de três, e por aí vai. Lembrando que o Bangu é o lanterna da competição e já está rebaixado matematicamente, enquanto que o Botafogo ainda tem chances de avançar e precisa torcer por uma combinação que o favoreça.
A conta dos saldo de gols, porém, pode nem ser necessária desde que Madureira OU Vasco tropece antes do Fluminense entrar em campo. Se isso acontecer, uma vitória simples leva o Tricolor à próxima fase na 4ª colocação, ou até mesmo na 3ª colocação, para enfrentar Flamengo ou Volta Redonda no emparelhamento. O 1º pega o 4º, enquanto o 2º encara o 3º. Veja a tabela: