O diretor esportivo da base do Fluminense, Marcelo Teixeira, foi eleito para a diretoria do MFFB (Movimento de Formação Futebol de Base), que discute os temas relacionados ao cotidiano da base brasileira. O profissional, que ajudou Xerém a se tornar uma referência nacional, teve passagem pelo Manchester United (ING), onde se inspirou para modificar a forma de se pensar o futebol de base do Tricolor.
Além de Marcelo Teixeira, João Paulo Sampaio (Palmeiras), Pedro Smania (São Paulo), Carlos Brazil (Vasco) e Paulo Bracks (América-MG) também fazem parte da diretoria, que é presidida por Eduardo Freeland (Flamengo).
Criado em 2012 e solidificado ao longo dos últimos anos, o MFFB é composto pelos executivos da base e representantes dos principais clubes brasileiros e discute a postura desses clubes em assuntos de interesse comum, como o assédio e aliciamento de jogadores, os contratos de formação, a possibilidade de mudança no alojamento de 14 para 12 anos e outros problemas inerentes ao processo de formação que possam surgir.