Há uma máxima no futebol brasileiro que diz que “o maior patrimônio de um clube é a sua torcida”. Por isso, deveria ser prioridade para dirigentes, em diálogo com diferentes órgãos e prefeituras, pensar e executar ideias que facilitem a experiência do apaixonado que move o espetáculo. Mas quem frequenta os principais estádios do país sabe que o ir e vir pode se transformar em dor de cabeça.
O Jornal ‘O Globo” analisou os 18 estádios que recebem os 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro — Flamengo e Fluminense dividem o Maracanã, no Rio, enquanto Ceará e Fortaleza compartilham o Castelão — e ranqueou quais são os de mais fácil acesso.
Sede das finais da Copa do Mundo de 1950 e 2014 e das cerimônias dos Jogos Olímpicos de 2016, o Maracanã é, ao lado do Allianz Parque, do Palmeiras, o estádio que oferece as melhores opções de transporte público e de acesso. Com linhas de ônibus e próxima de metrô, trem e da rodoviária, a dupla recebeu quatro estrelas e meia e só não gabaritou porque a distância até o aeroporto foi considerada média — o Maracanã fica a 10,6 km do Santos Dumont e o estádio do Palmeiras a 15,2km de Congonhas. Item observado por torcidas visitantes.