Técnico teve entrevero com o ex-jogador no Cruzeiro, mas foi recomendado por ele quando era diretor tricolor
Treinador que comandou o Fluminense na fuga do rebaixamento em 2024 e que teve o contrato renovado, Mano Menezes revelou uma história curiosa envolvendo Fred. Em entrevista à TNT, o treinador lembrou do entrevero que teve com o ex-atacante nos tempos de Cruzeiro, mas ouviu do próprio um pedido quando chegou ao Tricolor. À época, o ex-camisa 9 era diretor de planejamento esportivo do Flu e recomendou sua contratação.
— Ele estava ainda diretor do Fluminense e quando fomos ter a primeira conversa aqui no CT ele me fez um pedido. Quando dirigi o Cruzeiro no último ano, em 2019, chegou um momento que tive que botar o Fred no banco. Nenhum jogador gosta de ir pro banco. Ele falou umas coisas lá, fomos eliminados pelo River Plate (na Libertadores). O Fred disse: “Ah, o treinador tá jogando só por uma bola”. Ficou aquele clima, eu achei que era hora de sair e o Cruzeiro teve o desfecho que teve, infelizmente para a maioria daquele grupo tão bom que era. Quando eu cheguei aqui ele falou: “Olha, uma das coisas que eu acho que o Fluminense precisa é que você faça o que fez comigo”. Fico orgulhoso disso, porque não são decisões fáceis. Não é qualquer treinador que pode tomar esse tipo de decisão. Mexe com muita coisa. E não saio de casa predisposto a fazer isso. Essa é uma relação de alto grau de profissionalismo. Às vezes é mais traumático, às vezes menos. Mas o mais importante é o treinador fazer o que é melhor para a equipe. As decisões às vezes mexem com o ambiente. E mexer com o ambiente às vezes faz parte da resolução do problema – disse.
Por mais que Mano Menezes não tenha citado nomes na entrevista à TNT, nomes de jogadores pesados perderam espaço no Fluminense com ele. Dois exemplos são Felipe Melo e Marcelo. O zagueiro não teve seu contrato renovado ao fim do ano e o lateral-esquerdo teve o vínculo rescindido após ato de indisciplina com o próprio técnico.