Uma das principais mudanças da Era Mano Menezes no Fluminense será na parte tática. A ideia é acabar com o jogo curto, de associação e aproximação. Para o treinador vai exigir paciência, mas será necessário. A finalidade é chegar mais rápido ao ataque e gerar mais chances de gol.
– O que eu mais vou trabalhar para, e acredito que vai demorar um pouquinho, é que o nosso time não estava acostumado a jogar um futebol um pouquinho mais posicional. E um time que não está acostumado um futebol mais posicional quer vir de encontro à bola. E no futebol de hoje, pelo menos a grande maioria, trabalha atrás das linhas de marcação do adversário e faz a bola chegar nesses lugares importantes. É isso que vai dar mais trabalho porque é muito tempo trabalhando com aproximação, toques curtos. A equipe evoluía assim e depois parou. E é bem provável que por isso o trabalho foi interrompido. Eu penso o futebol um pouco diferente, como a maioria. Às vezes facilita muita a marcação vindo de encontro à bola. Quando o adversário te pressina para roubar e você vai de encontro à bola você está ajudando o adversário. Você traz consigo, geralmente, um jogador que vai te apertar e roubar. No segundo tempo (contra o Inter), na parte que tivemos mais dificuldades, cometemos cinco, seis, sete vezes o mesmo equívoco de vir buscar a bola próximo. Tem que ter calma, vamos levar a bola lá. E já vamos levar numa qualidade que vai favorecer a equipe a fazer mais jogadas de gol.
Um dos fundadores do NETFLU e editor do portal desde a sua criação, em dezembro de 2008, Leandro Dias é tricolor de berço, tem 37 anos e é formado pela Universidade Estácio de Sá. Jornalista desde 2004, trabalhou na Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro. Em 2005 ingressou no quadro de funcionários do Diário LANCE! No veículo, trabalhou como repórter do site Lancenet! e também como repórter e apresentador da TV LANCE!
Leia mais