Técnico diz que postura da equipe no segundo tempo frente ao Bangu já melhorou em relação à etapa inicial
O Fluminense venceu o Bangu por 3 a 2, domingo, no Maracanã, e se garantiu na semifinal do Campeonato Carioca. A atuação, no entanto, passou longe de convencer a torcida. Tanto que o time deixou o campo vaiado. Na entrevista coletiva pós-jogo, Mano Menezes comentou a postura da equipe e viu a apresentação do segundo tempo com o que mais se aproxima do desejado. Mas também falou em cobrança.
Depois de vencer e assegurar a terceira posição na Taça Guanabara, o Fluminense terá pela frente o Volta Redonda (segundo colocado) na semifinal. Mano Menezes entendeu que o time não entrou bem e melhorou um pouco. Agora, mesmo com calma, também cobrará de todos para evoluir.
— Como comportamento, eu penso que é mais perto daquilo que queremos, conseguimos adiantar mais. No primeiro tempo, estivemos longe. Não entramos, eu diria assim, com a concentração necessária. Estivemos lentos de raciocínio, de comportamento. Isso transmite uma apatia que irrita o torcedor e vai irritando, às vezes, a gente. Tanto irrita o time que você começa a tomar decisões erradas, e piora… Começamos com bola longa, perdemos o controle de alguns minutos do jogo. Sempre é o pior caminho. Na segunda parte, voltou um pouquinho tenso porque o ambiente estava quente no estádio. Isso transmite para a equipe, mas depois ela retomou o jogo, então teve um comportamento para ser merecedor da vitória, que dá a vaga. Vamos caminhar, vamos com calma na hora de pensar tudo bem, fazer as escolhas certas. Eu acho que temos a capacidade para fazer a semifinal em um nível como fizemos o jogo diante do Flamengo, do Nova Iguaçu, do Vasco. São três jogos que para mim servem mais de parâmetro do que o jogo de hoje, que tinha suas características muito peculiares – disse, prosseguindo:
— Então, é hora do conhecimento, da calma. Também é a hora da cobrança, porque em cima dessa cobrança que a gente estabelece o nível que queremos estar. Mas tem de mostrar os caminhos para os jogadores depois dessa cobrança, para que eles se sintam seguros e entendam como nós vamos fazer para atingir os nossos objetivos nessa semana que temos pela frente.
Por ora, o Fluminense deixa o Estadual um pouco de lado. Na quarta-feira vai a Belém, no Pará, enfrentar o Águia de Marabá, no Mangueirão, pela primeira fase da Copa do Brasil.