Técnico lançou defensor argentino no intervalo após Thiago Silva deixar o campo com dores no calcanhar esquerdo
Depois de Thiago Silva terminar o primeiro tempo do clássico com o Flamengo sentindo dores no calcanhar esquerdo e não voltar para a etapa final, o técnico Mano Menezes optou pela entrada de Freytes em seu lugar. Chamou a atenção que estava no banco Thiago Santos, titular até a rodada anterior. Passado o empate de 0 a 0 do Fluminense com o Rubro-Negro, sábado, no Maracanã, pela nona rodada do Campeonato Carioca, o treinador justificou a sua escolha.
Por ficar sem Thiago Silva, Mano Menezes entendeu que a entrada de Freytes manteria o Fluminense com uma boa saída de bola. Ele não queria o time abrindo mão de sair trabalhando de trás sob o risco de facilitar o trabalho do Flamengo na partida.
— A questão do Freytes foi porque a gente encerrou o primeiro tempo com dificuldade de saída de bola de trás. A gente não pode ficar chutando a bola para frente, porque aí dá a bola para o adversário e você fica tomando uma pressão desnecessária. Por ser um zagueiro canhoto, e quando nós fomos buscar um zagueiro, escolhemos um canhoto justamente para poder fazer melhor a construção de trás, que é extremamente necessária hoje no futebol. Então mudamos um pouco, baixamos o Guga, empurramos Fuentes um pouquinho mais à frente e conseguimos, no segundo tempo, sair com ela um pouquinho mais tocada de trás. A escolha foi por isso – disse.