Um dos segredos para a recuperação do Fluminense no Campeonato Brasileiro sob o comando do técnico Mano Menezes foi o sistema defensivo. O treinador conseguiu acertar a defesa e fazer com que o Tricolor parasse de levar tantos gols, como havia acontecido em todos os jogos da competição.
Desde a estreia de Thiago Silva, porém, os números diminuíram. Com o Monstro em campo, aliás, o Fluminense ainda não foi vazado no Campeonato Brasileiro. Em entrevista, o treinador falou sobre premissa de não tomar gol para voltar a vencer.
– Eu falo sempre o seguinte: não dá para tomar três gols por partida e pensar que você vai vencer. Porque tem de fazer quatro. Vamos reduzir: se tomar dois, tem de fazer três. Quem faz três gols por jogo de média? Então tem que partir do básico, simples, diminuir os gols que está sofrendo, porque aí você está sempre próximo de uma vitória. A qualidade de jogo que nós temos coloca uma situação de dificuldade de não fazer um gol por partida. Começamos com um, depois começamos a fazer dois, quem sabe na frente fazemos um pouquinho mais. Mas parar de toma gol em quantidade grande era fundamental – disse ele.
Paulo Vitor Vasconcellos tem 23 anos, é tricolor fanático, escritor e jornalista formado em 2016 pela Universidade Veiga de Almeida. Trabalhou, de 2015 a 2018, como redator de esportes e, posteriormente, de cinema no portal VAVEL Brasil, cobrindo o Fluminense e a Comic Con Experience 2016 e 2017. Autor do livro Olhos de Lázzuli, ficção e fantasia voltada especialmente para o público infanto-juvenil. Exercer a função de repórter no NETFLU
Leia mais