Facundo Bernal foi o escolhido pela diretoria do Fluminense para substituir André. Mano Menezes sabia disso e quando já havia sido contratado, foi consultado sobre o uruguaio. O treinador buscou informações e revelou o processo da chegada do jovem oriundo do Defensor Sporting (URU).
— Quando eu cheguei aqui, o pessoal do Fluminense já estava com a observação sobre o Bernal pronta. Tinha passado em todos os setores de análise e precisava de uma opinião final do treinador. Eu não o conhecia, assisti o jogador e achei bem interessante. Daí fui buscar mais informações, com treinadores que a gente conhece e que trabalham lá, jogadores que trabalharam com a gente e são oriundos do país para minimizar a possibilidade de erro. Você não conhece o jogador, o que ele pensa, a personalidade… E as referências todas foram boas – disse Mano, que completou:
– O que fizemos quando ele chegou? Trouxemos o Bernal 45 dias antes do André sair, porque a possibilidade do André sair era de quase 100%. Então conseguimos prepará-lo bem. É um jogador de marcação forte, de passe longo muito bom. Acho que vai crescer muito aqui. Ele vem de um clube pequeno, com uma estrutura menor de trabalho. Então a tendência é ele crescer como atleta, estou falando de parte muscular, física. Acredito que ele chega para escrever o nome dele no Fluminense também.