Na noite desta quinta-feira, o Fluminense recebeu o Palmeiras debaixo de chuva no Maracanã. Com uma atuação segura e superior a da equipe adversária na maior parte do jogo, o Tricolor venceu o clube paulista por 1 a 0, com um golaço de Marcos Paulo ainda no primeiro tempo. O placar leva o Time de Guerreiros aos 41 pontos e deixa a permanência na Série A bem encaminhada a três rodadas do fim do Brasileirão.

Com o gramado bastante prejudicado pela chuva no Rio de Janeiro, as duas equipes iniciaram o jogo seguindo as suas características e com propostas bem definidas. Enquanto o Fluminense preferia ter mais a bola para tocá-la com paciência e tentar chegar na área adversária, o Palmeiras jogava no erro do Tricolor, partindo em transição rápida quando tinha posse da redonda.

 
 
 

E a primeira chance nasceu justamente em um erro de saída do Flu. Logo aos 4 minutos, Allan entregou no pé de Raphael Veiga, que arriscou o chute colocado de fora da área no ângulo e assustou o goleiro Marcos Felipe. O Tricolor tinha o controle e ditava o ritmo do jogo, mas era lento demais nas investidas, o que facilitava a marcação dos paulistas. Faltava mais movimentação.

Quando acelerava, o Tricolor levava mais perigo, porém pecava no último passe. Usando bem as laterais com Gilberto e Caio Henrique, Yony González e Marcos Paulo eram as melhores válvulas de escape do time. E foi dos pés da joia de Xerém que saiu o primeiro gol. Gol não, uma pintura! A zaga do Palmeiras afastou mal e a bola sobrou limpa para o garoto, que deu um tapa com categoria por cobertura no ângulo de Weverton: 1 a 0 Fluzão!

Em cruzamento de Gilberto, a cria de Xerém quase marcou o segundo de cabeça no fim da primeira etapa, mas a bola passou perto do travessão e saiu. A vantagem mínima levada para o vestiário premiou a boa atuação do Time de Guerreiros, que dominou as ações e se impôs diante do adversário nos primeiros 45 minutos. Na volta do segundo tempo, com a entrada de Dudu, o Palmeiras tentou sair mais para o jogo.

Muito firme na marcação, o Tricolor conteve bem a maioria das descidas do time paulista, que começava a crescer na partida e subir de produção, encurralando o Flu em seu campo de defesa. Em cabeçada de Luiz Adriano, Digão salvou em cima da linha e evitou o gol de empate palmeirense. Os minutos finais foram de “abafa” do Palmeiras, que buscou de forma meio desordenada a igualdade no placar.

Para alívio da torcida tricolor, o Time de Guerreiros segurou o resultado até o apito final. De acordo com os matemáticos, o Fluminense precisa agora de mais uma vitória nos últimos três duelos (contra Avaí, Fortaleza e Corinthians) para escapar da Série B. Na próxima rodada, o Tricolor visita o lanterna na Ressacada e pode alcançar seu objetivo em caso de novo triunfo.

O Fluminense entrou em campo com: Marcos Felipe; Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Airton (Dodi 11’/1ºT), Allan, Daniel e Paulo Henrique Ganso (Nenê 38’/2ºT); Marcos Paulo (Pablo Dyego 28’/2ºT) e Yony González.