Câmara dos Deputados aprova MP do futebol (Foto: Luis Macedo - Câmara dos Deputados)
Câmara dos Deputados aprova MP do futebol (Foto: Luis Macedo – Câmara dos Deputados)

O primeiro passo, finalmente, foi dado. Após acordo entre a bancada da bola e o relator Otávio Leite (PSDB-RJ), a Medida Provisória 671 foi aprovada nesta terça-feira (07) pelo plenário da Câmara dos Deputados. Agora, a versão mais branda do texto será submetida ao crivo do Senado – o trâmite no Congresso deve ser concluído até dia 17 de julho, quando o mecanismo perde a validade.

“Dá tempo. Amanhã [sexta-feira] a MP vai para o Senado e vai passar por votação”, disse José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, à “TV Câmara”. “Estamos fechando um acordão grande. Nosso futebol está na UTI, e esse acordão pode ser uma forma de fazer com que ele comece a sair”, completou o deputado Moroni Torgan (DEM-CE).

 
 
 

O texto de Otávio Leite havia sido aprovado em junho, em sessão com apenas quatro parlamentares no plenário da comissão mista que analisou os 54 itens do projeto. No entanto, o procedimento foi duramente criticado por parlamentares que possuem ligação com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), representantes da “bancada da bola”.

O principal motivo para reclamações expediente usado para que o texto foi aprovado – os parlamentares favoráveis ao texto mais duro fizeram a votação no início da sessão, antes da chegada da maioria. Walter Feldman, secretário-geral da CBF, chegou a chamar o evento de “sessão espírita”.


Sem comentários