O Tricolor das Laranjeiras está em estado de alerta. Com 36 pontos – o mesmo que o Vasco -, os comandados de Luxemburgo não estão na zona de rebaixamento por conta dos critérios de desempate. O foco, considerado muito importante pela comissão técnica, nesse sentido, é dar tranquilidade aos jogadores. Por isso mesmo, os treinos nesta semana estão acontecendo em Atibaia, para fugir dos holofotes da imprensa carioca.
Para o técnico Vanderlei Luxemburgo, que tem sentido na pele o momento complexo do Tricolor, sair dessa fase é mais importante do que qualquer outra conquista que tenha tido na carreira.
– Essa questão da instabilidade dos treinadores é normal na cultura do futebol brasileiro. Está enraizado. Na Europa não é assim, mas no Brasil é assim que funciona. Essa pressão não me incomoda. O que estamos tentando fazer aqui é buscar o máximo de cada jogador para tirar o Fluminense dessa situação. Troco todos os títulos que já conquistei, e não foram poucos, para manter o clube na Série A. Se conseguirmos, vou comemorar muito. Vai ser o melhor título da minha carreira. E volto a dizer que não vou sair. Só se me mandarem embora mesmo. Vou até o final com o Flu, até o último dia do campeonato. Não fujo das minhas responsabilidades. Não terminou ainda e vale lembrar que não entramos na zona do rebaixamento em momento algum. Mesmo com uma campanha ruim, ainda estamos fora dela – frisou o treinador.