Ausência no calendário oficial da CBF para 2017 surpreendeu dirigentes da Liga (Foto: Fluminense FC)

A CBF divulgou na última segunda-feira o calendário de 2017, com reserva de oito datas para os torneios regionais, mas não mencionou a Primeira Liga. Isso surpreendeu os dirigentes do grupo, que se reúnem na próxima segunda. Diretrizes para a próxima edição e a conversa sobre a televisão, com emissoras interessadas em transmitir a disputa, estão na pauta do encontro.

– Comparo a quando iniciamos a Primeira Liga. Criciúma x Cruzeiro era na quarta-feira, o início da competição. Dois dias antes, a CBF baixou norma dizendo que estavam proibidos os jogos – comentou o presidente do clube catarinense, Jaime Dal Farra.

 
 
 

– Certamente foi uma surpresa a gente não ter sido incorporado depois de todo o diálogo (da CBF). Não sabemos se foi um equívoco, se não foi – completa Marco Antônio Bandeira, um dos presidentes do América-MG.

Rede Globo e Esporte Interativo são as emissoras interessadas em adquirir os direitos de transmissão da Primeira Liga em 2017. na reunião, os dirigentes esperam definir o calendário e passar às TVs o formato da disputa.

– Passaremos o formato para as emissoras e, depois, elas vão formalizar as propostas – explicou um interlocutor do grupo.

A próxima edição da Primeira Liga, provavelmente, terá sete datas (há uma possibilidade mais remota de dez), com os 15 clubes formadores do grupo participando e mais um convidado (o Botafogo é o favorito a entrar). Serão formados grupos com quatro participantes cada, dos quais os primeiros avançarão à semifinal, disputada em mata-mata, assim como a final.