Flamengo e Fluminense se enfrentam na noite desta quinta-feira, às 20h30, no Maracanã, em jogo válido pela semifinal da Taça Guanabara. O clássico coloca frente a frente as duas equipes com maior posse de bola no Campeonato Carioca, mas que exercem esse estilo de jogo com uma dinâmica diferente.

O Fluminense lidera o Campeonato Carioca com média de 65% de posse de bola por jogo. A média é a segunda maior entre os 12 grandes nos estaduais, inferior apenas ao Santos de Jorge Sampaoli, que possui 66% de domínio. Já o Flamengo, tem 59% de controle e é o terceiro colocado da lista.

 
 
 

Entretanto, as equipes comandadas por Fernando Diniz e Abel Braga exercem o estilo de jogo de maneiras diferentes. O Fluminense utiliza bastante a saída dos zagueiros e laterais, além de um volante que muitas vezes se junta à dupla de zaga para auxiliar na troca de passes. Já o Flamengo, controla a posse de bola a partir da participação dos meias na distribuição de jogo, enquanto os defensores participam menos da partida.

O time comandado por Fernando Diniz gira a bola na primeira linha, atraindo o adversário para uma marcação mais alta. O lateral-esquerdo Mascarenhas e o zagueiro Matheus Ferraz são os líderes em posse de bola, enquanto o volante Airton é quem mais troca passes. Já no Flamengo, os meias Cuéllar, Diego e Éverton Ribeiro, nesta ordem, lideram o ranking de troca de passes.

A dinâmica diferente dos estilos de Fernando Diniz e Abel Braga pode ser a chave para Fluminense ou Flamengo conquistarem a vitória nesta noite, no Maracanã. O Fla-Flu desta quinta-feira promete ser um duelo tático e de muito controle de posse de bola. O rubro-negro tem a vantagem do empate para chegar à decisão do turno.