(Foto: Divulgação - Conmebol)

Ao todo, 31 dos 47 clubes que disputarão a próxima edição da Copa Libertadores da América em 2023 já são conhecidos. No entanto, algumas ausências já confirmadas chamam atenção, por se tratarem de clubes tradicionais do futebol sul-americano e que já foram campeões do torneio.

Na Argentina, por exemplo, o Estudiantes (ARG) está fora e disputará a Copa Sul-Americana em 2023. Resta uma vaga a ser definida no país, que está entre Talleres e Patronato. Outro campeão fora é o Peñarol (URU), que também disputará a Sul-Americana no próximo ano.

 
 
 

Pode ser adicionada na lista também a LDU (EQU). As quatro vagas do Equador já estão definidas: Aucas, Independiente del Valle, Barcelona de Guayaquil e Universidad Católica de Quito. Somando Estudiantes (4), Peñarol (5) e LDU (1), são 10 títulos de Libertadores fora na próxima temporada.

No Brasil, Palmeiras, Flamengo e Internacional estão dentro e o Fluminense está muito próximo de ser mais um. Outros que estão em vias de confirmar presença são Corinthians e Athletico-PR.