Caros tricolores,
confesso ter pensado muito no que escrever por aqui hoje para vocês. No calor da irritação pelo empate contra o Santa Cruz, o primeiro instinto foi vomitar toda a irritação com o péssimo árbitro que tanto nos prejudicou (mais uma vez). Depois, cogitei falar sobre o Gustavo Scarpa, disparado nosso melhor jogador desde meados do ano passado. Por fim, decidi comentar sobre algo que vem me incomodando demais recentemente: o posicionamento do Cícero no time.
Sim, ele é um bom volante. Sabe sair a bola com qualidade da defesa e fazer uma boa ligação com o meio de campo e o ataque. Porém, lá atrás perde sua principal característica: a capacidade de finalização. Cícero chega muito bem como homem surpresa na área adversária. É um espetacular cabeceador e ótimo no arremate, de dentro ou fora da área. À frente dos zagueiros e ao lado de Pierre, fica impedido de fazer tudo isso.
Por isso, Levir, pare de matar uma de suas melhores armas ofensivas! Eu me arrisco a dizer que, tirando o Fred, Cícero é o principal finalizador do Flu. Mesmo sendo um bom volante, é ainda melhor como meia. Fora que qualquer coisa semelhante ao trabalho de Eduardo Baptista no time é um retrocesso. Seus esquemas nas Laranjeiras não funcionaram.
Em tempo: o Edson pode fazer muito bem esse papel que o Cícero vem desempenhando. Não precisa nem tirar o Pierre. Um meio de campo com Pierre, Edson, Cícero e Scarpa vejo como o ideal para o Fluminense hoje. Não seria dos mais velozes, mas teria dois caras capazes de armar, um para auxiliar a defesa na marcação e outro pronto para fazer a transição e a saída de bola. Na frente, Fred e mais um. Pode jogar a camisa para o alto e quem pegar joga: Osvaldo ou Richarlison.
Só para constar. Não tenho qualquer intenção de cornetar o trabalho de Levir Culpi no Fluminense. Por enquanto, estou muito satisfeito com nosso treinador. Em pouco tempo, mudou completamente a cara do time após termos quatro técnicos sem a capacidade de comandar o Tricolor.
E vocês? O que acham? Como montariam o time? Comentem à vontade. Com educação, claro!
Por hoje é só!
Saudações tricolores!
Quem quiser trocar uma ideia no Twitter, é só seguir lá: www.twitter.com/rodrigomendes9