Por meio de uma nota, o Fluminense confirmou que o volante André foi diagnosticado com uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, mas com preservação do ligamento cruzado e menisco, o que quer dizer que não houve ruptura. A lesão, coincidentemente, é a mesma que teve o volante Alexsander, em 2023.
Em 12 de maio de 2023, Alexsander teve diagnosticada a mesma contusão, só que no joelho esquerdo. Ele se machucou na vitória sobre o Cruzeiro, por 2 a 0, no Mineirão, em 10 de maio, pelo Campeonato Brasileiro. Na época, o portal GE afirmou que o tempo que o atleta ficaria fora seria de, no mínimo, um mês. Confira:
Entretanto, quando Alexsander estava muito próximo de voltar, teve uma outra lesão no treino, dessa vez no músculo da coxa, que o deixou fora dos gramados até agosto. Em 9 de junho de 2023, menos de um mês do diagnóstico, o atleta já treinava sem limitações e batia forte na bola. No entanto, no dia 13 de junho, ocorreu a nova contusão. Confira abaixo:
Sendo assim, tomando por base esses parâmetros, é possível fazer um prognóstico inicial. Embora ainda não se saiba o grau da lesão, André pode ficar, no mínimo, entre um mês e um mês e meio longe dos gramados, o que o faria perder o restante da fase de grupos da Libertadores, as próximas rodadas do Brasileirão e os duelos pela terceira fase da Copa do Brasil.