Treinador que teve duas passagens pelo Fluminense, Cuca está bem perto de voltar a trabalhar no futebol brasileiro. De acordo com informações da Itatiaia, o técnico tem um acordo apalavrado com o Atlético-MG, onde irá para a quarta passagem.
Pelo Atlético-MG, Cuca tem conquistas importantes. Foi campeão da Libertadores em 2013 e do Brasileiro em 2021. Seu último trabalho foi no Athletico, onde pediu para sair após uma série de três empates nno Brasileirão deste ano ainda em junho. Curiosamente, a equipe ocupava a quinta posição quando ele resolveu sair, ainda na 11ª rodada. No fim, o time paranaense caiu para a Série B.
Cuca passou pelo Fluminense em duas ocasiões. A primeira foi apagada, ainda em 2008. Voltou em 2009 quando a equipe estava em situação desesperadora no Brasileirão com o rebaixamento dado como praticamente definido (matemáticos chegaram a apontar mais de 90% de chances). Saiu em 2010, demitido pela diretoria. Outra situação curiosa: sua demissão ocorreu após vencer a Portuguesa fora de casa por 1 a 0 pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. À época, os diretores tinham o interesse de contratar Muricy Ramalho, livre no mercado, o que ocorreu logo em seguida. Com Muricy, o Flu seria campeão brasileiro naquele ano.