Notícias
Youtube
Palpites
Casas de apostas
Guias
Comunidade
Contato
WhatsApp

Legião colombiana! Jornal destaca histórico de jogadores do país no Fluminense

Rodrigo Mendes

Na janela de meio do ano do Fluminense, dois dos contratados foram o atacante Kevin Serna, do Sporting Cristal (PER) o lateral-esquerdo Gabriel Fuentes vindo do Junior Barranquilla (COL). Assim, os jogadores fizeram crescer a recente legião colombiana tricolor. Por mais que antes o Flu não tivesse contado historicamente com atletas da Colômbia no elenco, de uns anos para cá se tornou habitual, como mostra reportagem do jornal O Dia.

Antes de Jhon Arias chegar em meados de 2021 e fazer enorme sucesso, tornando-se ídolo da torcida e multicampeão pelo clube, apenas quatro colombianos haviam atuado no Fluminense. O primeiro e mais badalado até então havia sido o atacante Faustino Asprilla, em 2000. No ano seguinte, foi a vez do volante Viveros pintar nas Laranjeiras.

Em 2010 chegou o volante Valencia. Na prática, por mais que não tivesse a badalação de Asprilla, foi o primeiro colombiano a ser bem-sucedido com a camisa tricolor. Conquistou dois Brasileiros (2010-12) e um Carioca (2012).

Já em 2019, Yony González foi contratado e teve boa temporada. Porém, ao fim do ano resolveu não renovar e assinou com o Benfica (POR). Retornou sem grande brilho em 2023, mas fez parte do elenco campeão da Libertadores. Acabou negociado nesta temporada com o Atlético-GO.

Neste ano, foram contratados Jan Lucumí, por empréstimo junto ao Boca Juniors de Cali, ainda no início da temporada, na janela do meio de ano chegaram os já mencionados Serna e Fuentes.

Até na base o Fluminense tem colombianos. Em julho, foram contratados dois jogadores de 18 anos da Colômbia. Chegaram o lateral-direito Yuleiver Mosquera e o atacante Juan Palacios. Ambos estavam no Rojo FC para reforçar a equipe sub-20 e assinaram até o fim de 2026.

Rodrigo Mendes, pai da Giovana, é um jornalista e tricolor de coração de 43 anos. Formado pela Facha, trabalhou no Lance, no site Justiça Desportiva e também como assessor de imprensa.

Leia mais