Os laterais do Fluminense tinham liberdade para atacar com o técnico Abel Braga, que utilizava o esquema com três zagueiros. Porém, com a saída do treinador e a chegada de Marcelo Oliveira, uma nova tática foi adotada. Agora com duas linhas de quatro, os laterais do Flu tem mais obrigações defensivas e não possuem tanta liberdade para atacar. O lateral-direito Gilberto, um dos destaques da temporada, explicou como a mudança afeta o seu desempenho ofensivamente.
– A liberdade não é a mesma porque jogava quase como um ponta. Isso favorecia muito a parte ofensiva, que é a minha melhor qualidade. Agora fico um pouco mais preso, mas consigo sair com liberdade – disse o lateral, destacando que o esquema com duas linhas de quatro pode ajudar a melhorar seu desempenho defensivo.
– Pra mim, como lateral, jogar na defensiva com linha de quatro também é bom. Poucos times no mundo jogam com três zagueiros. É importante estar o mais habituado possível. Isso também ajuda a melhorar minha parte defensiva. Com a linha de três tinha que usar bastante, mas agora tem que usar mais ainda – destacou.