Maior investimento do Fluminense em 2022, Cristiano pode ganhar uma nova chance como titular após quatro jogos no banco. O lateral-esquerdo é o favorito para substituir o suspenso Caio Paulista no duelo com o Juventude, na próxima quarta-feira, pelo Brasileirão.
Cristiano não é titular desde o empate em 1 a 1 com o Palmeiras, em 27 de agosto, pela 24ª rodada do Brasileirão. De lá para cá, o jogador esteve no banco em quatro jogos: contra Athletico-PR, Fortaleza, Corinthians e Flamengo – ele só entrou nos acréscimos do último.
O atleta de 29 anos foi comprado junto ao Sheriff, da Moldávia, por € 1,4 milhão de euros (R$ 8,9 milhões na cotação da época). A chegada foi badalada, muito em conta das atuações do ala contra o Real Madrid (ESP) e o Shakhtar Donetsk (UCR), na Champions League.
Ele chegou a ser titular no início da temporada, mas perdeu espaço após a chegada de Fernando Diniz ao Fluminense. No total, Cristiano soma 29 jogos pelo clube: 19 com Abel Braga e 10 com o atual treinador. Considerando apenas as partidas como titular, foram 15 com Abel e cinco com Diniz.
Números modestos na temporada
Os números ajudam a explicar por que Cristiano não conseguiu se firmar como titular do Fluminense. Em 29 partidas, ele marcou um gol e deu apenas uma assistência. As atuações viraram alvo de críticas da torcida e fizeram Caio Paulista, atacante de origem, se tornar o titular da lateral esquerda.
A última boa atuação de Cristiano foi contra o Corinthians, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Ele entrou no intervalo da partida e teve participação importante no segundo gol do Fluminense. Virou titular na partida seguinte, contra o Palmeiras, mas voltou a oscilar e perdeu a posição novamente. Como Caio Paulista foi expulso no clássico contra o Flamengo, Cristiano volto ao início da fila. Ele tem a concorrência de Pineida, mas é o favorito para assumir a titularidade contra o Juventude.