O estádio das Laranjeiras completa 100 anos no próximo sábado, dia 11 de maio. O palco, que foi o berço do futebol brasileiro e a primeira casa da Seleção Brasileira, foi importante para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial e, por conta disso, o Fluminense recebeu uma homenagem de uma comunidade judaica pela luta contra o nazismo.
Em 1942, o Brasil se uniu aos Aliados, mas não possuía meios próprios de participar da Segunda Guerra Mundial. A solução do governo brasileiro foi lançar a Campanha Nacional de Aviação (CNA), com o objetivo de angariar doações. O Fluminense fez uma campanha junto aos sócios e conseguiu arrecadar 155 mil cruzeiros.
O dinheiro foi usado para a compra de um monomotor, modelo Fairchild PT-19, doado para a Força Expedicionária Brasileira. Além de doar o avião, o Fluminense disponibilizou nas Laranjeiras um curso de enfermagem, capacitando 85 profissionais que foram lutar na Itália. O estande de tiro do estádio também foi utilizado para treinamentos dos militares que foram para o combate.