Paulo Schmitt afirma que clubes podem ser afastados de competições internacionais
Paulo Schmitt afirma que clubes podem ser afastados de competições internacionais

Paulo Schmitt foi bem claro ao falar que as ações na Justiça Comum não são permitidas antes de se ir ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça. O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) explica que a Fifa pode punir os clubes por esses atos e os que disputam competições internacinais são os que têm mais a perder.

 
 
 

– Clubes que disputam eventos internacionais promovidos pela Fifa, suas filiadas ou vinculadas como a Conmebol (que em tese não tem nenhuma obrigação de observar uma decisão judicial fora do Brasil), podem ser punidos com suspensões, multas, ou mesmo impedidos de participação na Libertadores, Sul-Americana, Mundial de Clubes etc. Isso sem falar que a CBF pode ser obrigada a não convocar atletas empregados de clubes que estejam descumprindo normas internacionais – disse.

Neste cenário, o Flamengo tem de abrir o olho, pois está na Libertadores deste ano e supostos torcedores rubro-negros tentam na Justiça Comum recuperar quatro pontos do clube no Campeonato Brasileiro pela punição imposta em função da escalação irregular de André Santos na  última rodada.


Sem comentários