A diretoria do Fluminense através do departamento de futebol, em conjunto com o treinador Fernando Diniz, começou a planejar a temporada de 2023. Com isso, alguns jovens devem ser emprestados para clubes de menor investimento do Rio para a disputa do Campeonato Carioca. O primeiro deles foi o zagueiro Davi, de 20 anos, emprestado ao Bangu. O atleta têm contrato com o clube até dezembro de 2024.
Samuel Granada e Wallace são dois desses que não devem ter espaço. O volante de 21 anos já tinha sido emprestado em 2022 ao CRB para ganhar rodagem no profissional, mas acabou disputando só 14 jogos sem grande destaque. O jovem tem sondagens de clubes da Série B e do exterior. Samuel atuou no Estadual pelo Nova Iguaçu por empréstimo.
John Kennedy é mais um sendo avaliado e pode ser emprestado. Após os casos de indisciplina ele voltou ao sub-23 antes das férias e se destacou em jogo-treino, mas tem futuro ainda incerto com relação a espaço no profissional com Fernando Diniz.
Outros nomes também podem ser cedidos caso apareçam oportunidades. Os volantes Nascimento e Wisney, o zagueiro Emanoel, por exemplo, já foram emprestados ao longo da última temporada e devem seguir o mesmo caminho no primeiro semestre de 2023.