O treinador do Fenerbahçe José Mourinho, se envolveu em mais uma polêmica em sua carreira. Segundo o Galatasaray, o português praticou racismo após a partida entre os dois rivais da Turquia, na última segunda-feira (24), pela 25ª rodada do Campeonato Turco.
Em entrevista coletiva após o clássico, o treinador português ao falar sobre um lance com o zagueiro Yusuf Akcicek, do Fenerbahçe, se referiu aos jogadores do Galatasaray como macacos:
“Se fosse um árbitro turco, depois do mergulho no primeiro minuto… E o banco deles, pulando como macacos, em cima do garoto… Se fosse um árbitro turco, você teria um cartão amarelo com um minuto, e depois com cinco minutos eu teria que substituí-lo.”
Akun Ilacli, vice-presidente do Fenerbahçe, apoiou o treinador e tentou justificar as palavras de Mourinho:
“Que racismo é esse? que José se referia a um grupo de pessoas pulando e reagindo exageradamente. Ele não estaria comparando alguém do clube com macacos.”
Por meio de suas redes sociais, o Galatasaray repudiou a atitude do treinador português e revelou que entrará com uma queixa criminal contra Mourinho:
“O técnico do Fenerbahçe, José Mourinho, tem usado regularmente palavras depreciativas contra o povo turco desde que chegou ao país. Agora, ele adicionou uma retórica desumana às suas declarações imorais. Informamos que entraremos com uma queixa criminal no Ministério Público e apresentaremos uma denúncia à Uefa e à Fifa por suas falas racistas.”