O Fluminense já entrou em acordo com Keno e deve anunciar o atacante na próxima semana. O clube comprará o jogador de 33 anos junto ao Atlético-MG por 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,6 milhões). Reportagem do Lance conversou com dois jornalistas de Minas Gerais para avaliarem as características do novo reforço tricolor.
— Keno é um jogador muito técnico. Ele foi muito importante sendo um dos protagonistas do Atlético-MG desde quando chegou para disputar o Brasileirão de 2020. Ele se destacou muito já naquela época, porém na reta final do campeonato, uma lesão o atrapalhou. Ele é o único jogador que tinha para fazer o um contra um, aquela arrancada em velocidade. Um jogador que é a ́válvula de escape do time , muito importante e que fazia muito bem pelo lado esquerdo em uma dobradinha com Arana. é um jogador que pode ser muito importante para o Fluminense neste aspecto, principalmente para puxar contra-ataque no aspecto técnico – disse Breno Galante, da Rádio 90,3 FM BH, antes de completar:
— Agora, ele tem que ter alguém para dar suporte pelo lado esquerdo como era o Arana, que fazia a dobradinha e não ficar isolado do lado esquerdo. Ele precisa melhorar no entendimento mais tático do time. Com Sampaoli, ele jogava em cima da linha lateral bem aberto e não tinha necessidade de voltar. Ele se acostumou a jogar dessa forma. Quando Cuca chegou ao Atlético-MG pediu que ele voltasse marcando e fechasse pelo meio quando estivesse no ataque. O Keno teve dificuldade de entender isso no início e até questionou isso em coletiva ao dizer que faltaria gás para ele voltar e depois contra-atacar. Quando ele passou a não ser mais relutante e entendeu que era o melhor para o time, ele passou a fazer isso. Inclusive, o gol que deu o título para o Galo de 2021 contra o Bahia foi dessa maneira, que ele fecha pelo meio, recebe e bate de fora da área. Outro ponto importante é que ele finaliza bem.
Fábio Vital, da Rádio Inconfidência, também deu suas opiniões.
— Keno é jogador notadamente marcado por ser um atacante agudo, de bom drible, velocista e excelente nos embates individuais. Em condições físicas ideais, suportou bem todos os jogos em que esteve em campo pelo Atlético. Creio que são características que podem ajudar bastante o Fluminense nas competições da temporada, especialmente a Copa Libertadores, que exige muito do jogador no aspecto físico. Além disso, Keno tem experiência na competição. Chegou à semifinal na temporada de 2022. Talvez precise melhorar no aspecto físico. As duas últimas temporadas foram de lesões musculares e períodos consideráveis de afastamento. Isso quebrou as boas sequências dele – afirmou, continuando:
— Em boas condições físicas, creio que Keno poderá ser decisivo. Qualidades não lhe faltam. Não é um exímio marcador, a idade não favorece tanto. É preciso pensar em um esquema que favoreça o melhor futebol dele. É bem experimentado em competições nacionais e internacionais e pode sim repetir atuações em grande nível.
Na visão de Breno, a diretoria do Atlético-MG decidiu negociar Keno agora pelo fato de ter contrato até 2023 e poder assinar pré-contrato com outros clubes já no meio do ano. Situação essa que desagradou torcedores atleticanos.
— Isso é muito contestado por parte da torcida que não concordou com a saída do Keno. Mas o Atlético-MG entende que pelo contrato dele se encerrar em dezembro de 2023, poderia assinar um pré-contrato no meio do ano e sair de forma gratuita. Uma jogada pensando mais pelo lado financeiro e também porque o Fluminense ofereceu uma grana e o Galo tem uma situação financeira complicada e precisava atingir a meta de venda de jogadores do clube. Isso tudo pesou e ter uma economia pelo jogador não ter um salário baixo. E também porque o Atlético-MG, monitorando o mercado, viu uma excelente oportunidade ao trazer o Paulinho e até antecipar sua chegada. Um jogador mais novo, com experiência na Europa e medalhista olímpico. O clube também acredita em rejuvenescer o elenco e o time ser oxigenado – finalizou.