(Foto: Reprodução do Youtube)

O Fluminense avançou nas negociações e está próximo de contratar Gabriel Fuentes, do Junior Barranquilla (COL). O site ge ouviu jornalistas da Colômbia especializados na cobertura do clube que defende para avaliar o lateral-esquerdo de 27 anos que pode chegar ao Tricolor e os elogios foram muitos. Juan Salvador, da Habla Deportes, chegou a apontá-lo como o melhor da posição que já viu na equipe em questão.

— É um lateral muito bom, para mim o melhor da história do Junior. Tem defesa, tem ataque, joga como zagueiro central. O Zaragoza não quis pagar (exercer a opção de compra) e ele voltou ao Junior. Acho que pode se destacar muito no futebol brasileiro. Me parece o ambiente ideal para um jogador como Gabriel Fuentes, que também precisa sair da Colômbia, de Barranquilla. É um momento em que se nota também sua vontade de sair. (O Fluminense) estaria levando um lateral muito bom, o melhor na Colômbia e o melhor da história do Junior — falou.

 
 
 

— Ele evoluiu nos últimos anos porque começou a pegar melhor na bola em tiros livres, por exemplo. Como todos os laterais, pode ter algumas falhas defensivas, sobretudo no um contra um. É um lateral que melhorou muito sua parte mental. Antes de sua ida à Europa, era fácil para os rivais o tirarem do jogo. Foi expulso em muitas ocasiões por isso. Mas (hoje) é um jogador mentalmente diferente, mais maduro, tem sabido manter a calma nessas situações em que antes era expulso com facilidade — completou Fábio Poveda, da “A Un Click Radio”.

Richard Martínez Blanco, do canal “Richard Martínez Y Amigos del Fútbol” foi mais um a destacar as valências de Fuentes que teve passagem recente por empréstimo na Espanha, onde defendeu o Real Zaragoza, que acabou não exercendo a opção de compra. Por lá, foram 23 jogos e duas assistências no ano passado.

— Ainda que participe pouco, seu jogo aéreo é bom. É um canhoto de saída elegante, sabe (lidar) bem com a bola nos pés, melhorou na hora de centralizar a bola. (…) Ele voltou tendo melhorado sua técnica de jogo, sua saída, sua marcação — opinou, antes de seguir:

— Muito ofensivo, gosta de ganhar nas costas do lateral-direito e romper o impedimento. Ele foi para a Espanha e voltou como um jogador de seleção. Foi cedido com opção de compra, e voltou porque o Zaragoza não exerceu esse direito. Considero que ele tem condições para ir bem, sempre que a equipe tiver muita posse. (…) A imprensa o considerava para a seleção, e certamente seria convocado com outro técnico (Néstor Lorenzo só convocava jogadores no exterior, à exceção de goleiros). Acho que o Fuentes será convocado no Fluminense, se jogar no mesmo nível do Junior.