Com as competições paralisadas em virtude da pandemia do coronavírus, o cenário para o restante do calendário de 2020 no futebol nacional é incerto. Afinal, ainda não se sabe quando a situação se normalizará. Neste contexto, o jornalista Paulo Vinicius Coelho, em seu blog no site “Globo Esporte”, defende que os campeonatos estaduais sejam abandonados e declarados nulos, sem campeões. Assim, o torneio mais importante da temporada, o Brasileiro, poderia ser disputado sem problemas ou mudanças no regulamento e número de datas.
A solução, no entanto, está longe de ser fácil. Afinal, a política é o grande entrave para a convergência de interesses. As federações estaduais são eleitoras da CBF e o presidente da entidade máxima do futebol nacional, Rogério Caboclo, precisaria de grande coragem e liderança para tomar uma eventual medida impopular.
Em sua análise, PVC aponta um cenário no qual o cenário recomece a partir de maio, ou até mais tarde. Diante desta hipótese, não haveria espaço para a disputa dos estaduais. O Brasileirão poderia até ser disputado até fevereiro de 2021.