Em participação no podcast “Bons de Bola”, o produtor da TV Globo, Edgard Maciel de Sá, que em 2013 era setorista do Fluminense pelo site GE, revelou um pouco mais dos bastidores do rebaixamento da Lusa no Brasileirão daquela época, quando os paulistas escalaram um atleta de forma irregular. No mesmo ano, o Flamengo também havia feito a mesma coisa e, não fosse o erro da Portuguesa, seriam os cariocas que seriam rebaixados.
Veja:
A Portuguesa perdeu por unanimidade a primeira batalha nos tribunais e, em decisão em primeira instância, foi condenada com a perda de quatro pontos (além de multa de R$ 1 mil) por escalação irregular do meia Héverton na última rodada do Brasileiro, contra o Grêmio. Com o resultado, a Lusa caiu da 12ª para a 17ª posição e está rebaixada à Série B, com 44 pontos. O Fluminense, com 46 pontos, sai da zona de rebaixamento e se mantém na elite, já que cumpriu o regulamento e não escalou ninguém de forma irregular.
O Flamengo sofreu punição similar pela escalação de André Santos e também perdeu os pontos, mas se manteve na Primeira Divisão devido ao erro da Lusa, que ocorreu um dia depois do jogo do Rubro-Negro.