(Foto: Marcelo Gonçalves - FFC

Marcelo está de volta ao Fluminense, clube onde foi revelado. O contrato vai até dezembro de 2024 com opção de renovação até o término do ano seguinte. Reportagem do jornal O Globo trouxe novos bastidores da negociação entre clube e o lateral-esquerdo de 34 anos.

De acordo com o veículo, o ponto de partida para o retorno de Marcelo ao Fluminense aconteceu ainda em 2021, quando o presidente Mário Bittencourt passou a monitorar sua situação. Na ocasião, veículos da Espanha já noticiavam que o Real Madrid não renovaria seu contrato. Desde o princípio, no entanto, o lateral priorizava a permanência na Europa.

 
 
 

Ao deixar o Real, em setembro de 2022, o Fluminense chegou a fazer uma proposta oficial, mas Marcelo manteve a posição e informou que só pensava em voltar ao Brasil em 2023. Pesaram os fatores como a idolatria construída no clube espanhol e questões familiares para ficar uma temporada a mais. Seu filho joga nas divisões de base da equipe que defendeu por anos.

Assim, foi para o Olympiacos. O cenário, no entanto, mudou na virada de ano. Em janeiro, voltou a conversar com o Fluminense e foi feita uma proposta de pré-contrato para um retorno em julho, quando encerraria o vínculo com o clube grego. Marcelo aceitou.

Desde então, foram realizadas diversas reuniões de vídeo com Marcelo e seu estafe. Numa delas, foi proposto que ele tentasse uma liberação antes do término de contrato com o Olympiacos para poder jogar as fases iniciais da Libertaores. O lateral-esquerdo, então, empenhou-se para buscar a rescisão e chegar em março ao Fluminense.

Mário Bittencourt não foi a única figura tricolor envolvida nas conversas. O diretor esportivo Fred, o técnico Fernando Diniz e o diretor de futebol Paulo Angioni participaram das reuniões. Marcelo chegou a comentar que gostaria de se sentir motivado a jogar futebol e um retorno ao Fluminense ajudaria nisso. Assim, abriu-se o caminho para a volta do moleque de Xerém.