Título tricolor com gol de barriga de Renato Gaúcho é um dos clássicos memoráveis

O título carioca do Fluminense em 1995 foi inesquecível. Na decisão, o Tricolor passou pelo favorito Flamengo, que jogava pelo empate, por 3 a 2, com o histórico gol de Renato Gaúcho de barriga já no finzinho da partida. Mas o jornal “O Globo” ignora tal partida como a final daquele Estadual.

Em 1995, o Carioca tinha um octogonal final. Na última rodada, Fluminense e Flamengo se enfrentavam. O Rubro-Negro, líder, jogava por um empate. Em campo, o Tricolor fez história e superou as dificuldades para sair campeão com um grupo bem mais modesto diante de um rival estrelado com nomes como Romário, Sávio e Branco.

 
 
 

O triunfo no jogo decisivo levou o Fluminense aos 33 pontos, um a mais que o Flamengo.

Na visão do jornal, a última final de fato disputada entre Flamengo e Fluminense foi em 1991, quando o rival levou a melhor nas partidas de ida e volta. Após 1 a 1 no primeiro jogo, o Rubro-Negro fez 4 a 2 no segundo.

“O Globo” lista ainda as duas únicas outras finais feitas por Fluminense e Flamengo pelo Carioca, quando seus regulamentos previam jogos decisivos. Em ambas as ocasiões, o Tricolor foi campeão. Em 1936, os dois times terminaram empatados na fase única do torneio. Disputaram três clássicos valento o título. Foram dois empates e uma vitória do Flu por 4 a 2.

A outra foi em 1973. O Fluminense, campeão do segundo turno, bateu o Flamengo, vencedor do primeiro, por 4 a 2, no Maracanã. Manfrini (2), Toninho e Dionísio fizeram os gols tricolores. Dario descontou para o rival.

Para base de comparação. Na Copa de 1950, o Uruguai sagrou-se campeão mundial ao bater o Brasil por 2 a 1, no Maracanã. O jogo também não era uma final e sim a última rodada do quadrangular final. Então? Não conta?