O jornal O Globo divulgou na sua edição da última quinta-feira o ranking dos técnicos do Brasil em 2019. O treinador do Fluminense, Odair Hellmann, ficou com a quinta posição por conta do seu trabalho no Internacional. O líder foi Jorge Jesus, do Flamengo.
Marcão, que comandou o Flu na reta final do Brasileiro apareceu na 31ª posição. Fernando Diniz, técnico tricolor no início do ano e atualmente no São Paulo foi o 11º.
Confira o top-10
1º – Jorge Jesus – Flamengo – 368,5 pontos
2º – Renato Gaúcho – Grêmio – 264,9
3º – Tiago Nunes – Corinthians – 202,4
4º – Jorge Sampaoli – sem clube – 192,9
5º – Odair Hellmann – Fluminense – 191,9
6º – Felipão – sem clube – 171,2
7º – Fabio Carille – sem clube – 170,5
8º – Mano Menezes – sem clube – 168,5
9º – Rogério Ceni – Fortaleza – 141,6
10º – Rodrigo Santana – sem clube – 134
Veja abaixo a explicação do jornal O Globo sobre o sistema de pontuação dos técnicos:
“Entram no levantamento todos os treinadores efetivados no cargo de comando de algum clube da Série A ou B do Brasileiro nos últimos 12 meses. Para a pontuação, contam todos os torneios oficiais brasileiros, bem como a Recopa Sul-Americana, a Copa Sul-Americana, a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes da Fifa.
São atribuídos pontos variáveis, de acordo com a dificuldade do torneio, para vitórias e empates nos jogos em que o treinador comandou a equipe no estádio. Também são atribuídos pontos para títulos e objetivos conquistados pelo treinador na temporada, sempre respeitando o período dos últimos 12 meses.
Calcula-se a soma total da pontuação (X) e a média de pontos por mês em que o treinador esteve empregado em algum clube (Y). O cálculo final de pontuação é feito na equação: X + 6Y , o que privilegia o técnico que trabalhou por todo o ano, sem descartar aqueles que fizeram bons trabalhos em curto período de tempo.”