Ex-jogador, Fred voltou recentemente ao Fluminense como diretor de planejamento esportivo. Reportagem do site do jornal O Globo desta segunda-feira detalha como o ex-atacante tem sido uma figura influente nos bastidores. O ídolo teve papel importante nas contratações dos reforços tricolores para a próxima temporada. O clube fechou com o goleiro Vitor Eudes, o lateral-direito Guga, o zagueiro Vitor Mendes, o lateral-esquerdo Jorge, o meia Lima e o atacante Keno. Em todas essas aquisições ele trabalhou.
Após pendurar as chuteiras em julho, Fred tirou licenças e fez cursos de especialização, além de, claro, toda a experiência adquirida durante o tempo de jogador. No Fluminense, é responsável também pela integração de todas as áreas do futebol, entre profissional, base e feminino. Pessoas que o acompanham de perto dizem que ele está “se soltando”. Mas já dá opiniões e ajuda em definições da diretoria. Tem enorme proximidade com o presidente Mário Bittencourt e com o diretor de futebol Paulo Angioni. O ex-camisa 9 participou de reunião com a diretoria e com o técnico Fernando Diniz para a discussão dos alvos no mercado.
Fora de campo, teve influência decisiva para a escolha dos jogadores pelo Fluminense. Um exemplo foi Guga. O lateral-direito de 24 anos para deixar o Atlético-MG tinha cinco propostas entre clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e de segunda linha do futebol europeu. Fred conversou com ele e o ajudou a decidir pelo Tricolor. Antes mesmo de virar diretor, já fazia muito isso. Vários atletas ligavam pra ele para saber como estavam as coisas no clube. O técnico Fernando Diniz também é muito consultado neste sentido. Além disso, Fred e Diniz têm uma ótima relação.
O ex-jogador tem ido todos os dias ao CT Carlos Castilho para participar de reuniões de planejamento. Vem sendo elogiado pelo jeito descontraído e por lider com problemas de forma leve. Agora está na França em viagem de intercâmbio representando o Fluminense. Fred visitou o Lyon, clube que defendeu entre 2005 e 2009, ano que se transferiu para o Tricolor.
Depois de encerrar a carreira de jogador, tirou a Licença B de Treinadores pela CBF Academy e fez o curso de gestão ministrado por Fernando Carvalho, ex-presidente do Internacional. Este segundo o rendeu o certificado de “Executivo de Futebol”.