(Foto: Claudionor Junior - Agência Photocamera)

Os rumores sobre um possível retorno de Thiago Silva ao Fluminense já neste ano, principalmente em redes sociais, cresceram nos últimos dias. Os tricolores se animaram também com a declaração de Germán Cano sobre conversar com o zagueiro. Reportagem desta sexta-feira do jornal O Globo deu um panorama do que é fato ou “fake” a respeito de uma eventual volta do Monstro ao clube onde despontou.

Segundo a reportagem, as partes (clube e jogador) têm sim um desejo de se reencontrarem. No entanto, questões burocráticas tornam mais sonho do que realidade neste momento.

 
 
 

O jogador de 38 anos tem contrato com o Chelsea (ING) até o fim de junho de 2024. Seu desejo é, sim, encerrar a carreira no Fluminense. A diretoria, obviamente, não fecharia as portas para o seu retorno, mas isso requer cautela e custaria caro.

Não há nada de concreto ou acordo entre o Tricolor e o Monstro. Circulou nas redes sociais de que haveria um pré-contrato assinato, o que é impossível. Isso só poderia acontecer nos últimos seis meses de vínculo com o Chelsea. Ou seja, em janeiro de 2024.

Falou-se ainda que Thiago Silva estaria numa barca de jogadores liberados pelo Chelsea pelo fato do time não ter conseguido vaga para a Champions League da próxima temporada. Também não procede. Mário Bittencourt, presidente do Flu, tem relação próxima com o zagueiro e conversa diretamente com ele pelo WhatsApp. No último diálogo foi informado pelo próprio jogador que renovaria por mais um ano com os ingleses.

Caso o Monstro rescindisse seu contrato com o Chelsea, a situação mudaria totalmente de figura. Isso não é fácil por ele ser um dos líderes do elenco e querido pela torcida londrina. Ainda existe a situação financeira. O Fluminense precisaria ter condições de trazê-lo. Thiago Silva, claro, teria também de aceitar bem menos do que recebe na Europa.

O fato de Cano conversar com ele não é uma exclusividade. Thiago Silva tem contrato com diversos jogadores do Fluminense e todos fazem esse lobby pelo seu retorno. É muito amigo de Marcão, auxiliar técnico permanente do clube.

No momento, a única informação concreta é que quando Thiago Silva voltar ao Brasil será para defender o Fluminense. Quando isso acontecerá ainda é uma incógnita. A falta de competitividade do Chelsea para a próxima temporada pode favorecer tal desejo. Neste momento, no entanto, não há nada de contrato para um possível retorno.