É inegável que Mano Menezes foi um dos principais responsáveis pela campanha de recuperação do Fluminense no Campeonato Brasileiro 2024, livrando o Tricolor do rebaixamento. Com sua permanência próxima de ser confirmada para 2025, o jornal O Globo apontou os principais desafios do treinador no clube na próxima temporada, caso, de fato, renove com o clube verde, branco e grená.
Reformulação do elenco
Desde que chegou ao clube, o treinador tem feito uma “limpa”. O zagueiro Felipe Melo, por exemplo, é um jogador que pouco entrou e pode não ter seu contrato renovado — termina no próximo dia 31. O meia Terans e o volante Gabriel Pires, reforços contratados pelo clube no início de 2024, também praticamente não jogaram com o treinador e não devem permanecer.
O atacante John Kennedy, autor do gol do título da Libertadores de 2023, está em vias de ser emprestado ao Pachuca, do México, enquanto o goleiro Felipe Alves e o atacante Marquinhos já se despediram do clube antes mesmo do fim da temporada.
Adaptação do elenco ao estilo de jogo
A adaptação do elenco ao estilo de jogo de Mano Menezes também é um pilar da provável permanência do treinador. Após a vitória sobre o Palmeiras, que garantiu o tricolor na Série A, o técnico mencionou que uma das principais dificuldades do seu trabalho neste período foi a mudança de estilo de jogo ao qual o time estava acostumado a desenvolver.
A ruptura do “Dinizismo” para um jogo mais posicional e equilibrado foi um fator que o treinador tentou estabelecer, mas que passou por dificuldades para implementá-lo. Com uma pré-temporada e tempo para trabalhar, Mano Menezes pode fazer a equipe tricolor romper com que estava no subconsciente dos jogadores e deixar o Fluminense com a “sua cara”.
Busca por reforços
Por fim, o último desafio de Mano Menezes será, ao lado da diretoria, a busca por reforços. Com a saída de peças que não vinham sendo muito utilizadas pelo treinador, a chegada de novos atletas será necessária para encorpar o elenco pensando nas cinco competições que o Fluminense terá pela frente em 2025 — Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.
Desde que chegou ao clube, Mano Menezes insiste na contratação de um homem de área. Essa deve ser a prioridade do tricolor nesta janela de transferências, visto que o principal ponto fraco do time na temporada 2024 foi o sistema ofensivo — o Fluminense fechou o Campeonato Brasileiro com o terceiro pior ataque da competição, com 33 gols em 38 jogos.