Ricardo Berna passou sete anos de sua vida no Fluminense e é um dos jogadores mais vitoriosos da história do clube. Título da Copa do Brasil de 2007, Brasileiros de 2010 e 2012 e Carioca de 2012. Em média, disputou pouco mais de 13 jogos por temporada. Mas uma das partidas não sai da memória.
O ano foi 2010. O adversário, o Internacional. No Beira-Rio, o goleiro, hoje no Fortaleza, pegou “até pensamento”. Ele se recorda com carinho daquele jogo que terminou em 0 a 0:
– Foi uma partida inesquecível. Recentemente, onde passo, enfrentei o Inter pela Copa do Brasil com o Fortaleza, foi muito comentado na mídia. Estive lá no Beira-Rio atuando novamente contra o Internacional. Vai ser para sempre lembrado principalmente por causa do título. Aquele pontinho foi muito importante. O Cruzeiro venceu a partida deles, se não tivéssemos empatado aquele jogo, o ponto teria feito falta e o Cruzeiro seria campeão. Só posso agradecer a Deus por ter me colocado num clube como o Fluminense, ter trabalhado com grandes jogadores e hoje ser respeitado na profissão. Hoje estou num Fortaleza com o projeto de voltar à Série A e eles contam com o meu trabalho. Tenho muita gratidão ao Fluminense.