Autuori reconhece defasagem do Fluminense em relação a outros clubes (Foto: Mailson Santana - FFC)

Ao passo que admite a incapacidade do Fluminense de hoje fazer grandes investimentos em reforços para o time, Paulo Autuori espera ver o clube novamente estruturado para ir ao mercado no futuro com toda a sua força. Na visão do diretor esportivo de futebol, um jogador a ser contratado precisa ter orgulho de defender o Tricolor das Laranjeiras.

– Temos de tratar o clube como instituição. Não é entrar um patrocinador, bancar tudo, ter resultados, títulos, divisão de grupo – porque alguns pertencem ao patrocinador, outros não – e depois sair sem fazer nada de positivo. O Fluminense hoje tem de resgatar a capacidade do clube de investir como instituição. Os jogadores têm qd vir para cá por saberem que há uma instituição forte, e o Fluminense é uma instituição vitoriosa, histórica e de excelência por natureza, mas que perdeu essa capacidade e precisa se reencontrar com isso. Aqueles jogadores que desejam vir para o Fluminense, que venham pelo orgulho de vestir a camisa – disse.

 
 
 

Mas qual a fórmula para isso? Com o Fluminense atrás de outros clubes, Autuori aponta os fatores que considera preponderantes:

– Para isso o clube tem de se reestruturar, tem de melhorar a infra-estrutura, ter tecnologia de ponta para apoiar as práticas do futebol. E há uma defasagem muito grande na realidade hoje do Fluminense para outras instituições. Isso que precisamos trabalhar e muito. Mas quero deixar claro que a qualidade de recursos humanos do departamento de futebol é enorme. Mas esses profissionais precisam rentabilizar todo esse conhecimento apoiado em infra-estrutura, organização e tecnologia. É isso que precisamos trabalhar no clube.