(Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Em qualquer narrativa, o roteiro envolve um protagonista e os coadjuvantes que o ajudam a conquistar os objetivos. Se no Fluminense, Germán Cano é o personagem principal da trama de Fernando Diniz, Jhon Arias pode ser considerado um auxiliar de luxo.

Além de ser o vice-artilheiro do time na temporada, com 15 gols, o colombiano vem sendo decisivo no Brasileirão: nas 23 rodadas que esteve em campo, somou 12 participações diretas em gols no Brasileirão, entre finalizações e assistências. E no que diz respeito a colocar a bola na rede, o camisa 21 tricolor é o meio-campo mais efetivo do campeonato, à frente de nomes como Arrascaeta, do Flamengo, e Gustavo Scarpa, do Palmeiras.

 
 
 

Antes do jogo contra o Juventude, na última quarta-feira, Jhon Arias era o segundo jogador na lista de meias com mais participações em gols no Brasileirão. Porém, a assistência para Samuel Xavier e o bonito gol, em típica jogada do Dinizismo, fizeram com que o atleta assumisse a ponta do ranking. Com a boa atuação na goleada por 4 a 0, o colombiano ainda contribuiu para que o Fluminense atingisse a marca de melhor ataque da competição.

Jhon Arias (Fluminense): seis gols e seis assistências em 23 jogos
Gustavo Scarpa (Palmeiras): quatro gols e sete assistências em 27 jogos
Arrascaeta (Flamengo): dois gols e oito assistências em 21 jogos

O poder de decisão de Arias também impressiona. Das 12 participações diretas, colocando a bola na rede ou dando passes para gols, em cinco delas o lance foi decisivo para desempatar a partida. Além disso, no duelo contra o Palmeiras, pela 24ª rodada, o jogador deu assistência para Manoel igualar o marcador – na ocasião, o Fluminense perdia por 1 a 0, após golaço de Rony

Estes números mostram que 58% das participações de Arias em gols no Campeonato Brasileiro, foram determinantes para o resultado final das partidas.