Aos poucos a próxima fase da Libertadores vai tomando forma. Nesta quarta-feira, mais dois clubes se garantiram matematicamente nas oitavas de final da competição. Primeiro, o Nacional (URU), que bateu o Deportivo Táchira (VEN) por 1 a 0, fora de casa, e atingiu o objetivo.
Quem também avançou foi o The Strongest (BOL), que atropelou o Huachipato (CHI) por 4 a 0 na altitude de La Paz e também já está classificado no grupo do Grêmio. Isso significa que ou o clube gaúcho, ou o Estudiantes (ou quem sabe os dois), ficarão fora das oitavas.
Agora já são seis confirmados: Atlético-MG, Talleres (ARG), São Paulo, River Plate (ARG), The Strongest (BOL) e Nacional (URU). Lembrando que o Fluminense pode entrar nesse grupo já nesta quinta-feira. Para isso, basta uma vitória simples sobre o Cerro Porteño (PAR), no Maracanã.
Pode até se classificar com um empate, desde que Alianza Lima (PER) e Colo-Colo (CHI), que se enfrentam nesta quarta, também empatem. As oitavas de final do torneio mais importante da América do Sul terão início somente em agosto, após as realizações da Copa América e das Olimpíadas.