Contratações de Jadson (foto) e Gilberto não correm qualquer risco de desandar

Gilberto e Jadson já são reforços do Fluminense e, inclusive, treinam com o grupo desde quarta-feira. Porém, por precaução, o clube ainda não os anuncia oficialmente e, tampouco, usa suas imagens em fotos e vídeos. Tudo isso para evitar situação parecida com Inter e Vitória em 2016, quando o Colorado, na tentativa de evitar a queda para a Série B, acusou a agremiação baiana de contratar o zagueiro Victor Ramos irregularmente.

As contratações do lateral-direito e do volante não correm qualquer risco de melar. Gilberto será emprestado pela Fiorentina (ITA) por um ano. Jadson, por sua vez, tem contrato até o meio do ano com a Udinese (ITA), mas será decido em definitivo ao Fluminense em troca de um percentual numa possível negociação futura.

 
 
 

Desta maneira, o Fluminense está cumprindo com todas as etapas no processo de transferências internacionais. Esperou os fins dos vínculos de Jadson com a Ponte Preta e Gilberto com o Vasco, em 31 de dezembro do ano passado, apesar de ambos já estarem liberados, depois enviou a documentação para os clubes detentores de seus direitos no dia 3 de janeiro, data da abertura da janela de transferências italiana. Quando os documentos retornarem, poderá acontecer o anúncio oficial. Ainda faltará aguardar o dia 10, quando abre a janela para transferências internacionais no Brasil. Caso isso atrase, os jogadores não correm risco de ficar fora da Florida Cup, nos Estados Unidos, por se tratar de uma competição amistosa.

CASO INTER X VITÓRIA/VICTOR RAMOS

O Inter entrou no STJD alegando que o Vitória havia utilizado Victor Ramos de forma irregular por ter sido emprestado pelo Monterrey (MEX) e inscrito após o fim do período de transferências internacionais. A CBF, porém, entendeu que, após o fim do empréstimo ao Palmeiras em 2015, o certificado internacional de transferência (ITC) não saiu do Brasil e a transferência, assim, seria nacional. Por mais que a entidade reconheça o procedimento como não sendo o ideal, não considerou o jogador irregular. O STJD absolveu os baianos.