Foi somente na última rodada que o Fluminense assegurou sua permanência na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. A vitória de 1 a 0 sobre o Palmeiras, domingo, no Allianz Parque, com gol de Kevin Serna, garantiu o Flu na Série A e também valeu uma vaga na Sul-Americana com a 13ª posição no Brasileirão. Em reportagem, o portal ge trouxe alguns bastidores do “fico” tricolor na elite nacional, passando desde demonstrações de humildade de jogadores importantes como Germán Cano e Ganso ao papel de liderança do experiente Felipe Melo fora de campo.
Mano Menezes buscou soluções para o Fluminense na reta final do Brasileirão
Na antepenúltima rodada, o Fluminense empatou por 1 a 1 com o Athletico, na Ligga Arena depois de sair perdendo e ainda desperdiçar um pênalti. Para o técnico Mano Menezes, o grupo deu a confiança mostrando que o time sabia jogar fora de casa. O treinador procurou diversas soluções, tanto psicológicas quanto táticas. O time, naquela ocasião, deixou o campo com o sentimento que dava até para ter ganhado.
Mesmo fora de campo, Felipe Melo mostrou voz ativa na reta final. Estava sem poder jogar em virtude de suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Na última rodada, mesmo fora da relação, viajou com a delegação para São Paulo.
Cano e Ganso demonstraram humildade no time
Cano e Ganso foram lembrados pelas demonstrações de humildade que repercutiram bem no elenco. Em jogo contra o Fortaleza, por exemplo, no Maracanã, o atacante argentino iniciaria já como titular, mas o mesmo admitiu ao técnico Mano Menezes que não estava bem fisicamente e poderia mais atrapalhar que ajudar caso fizesse uma longa minutagem. Resultado: iniciou no banco, entrou no segundo tempo e marcou o gol do empate por 2 a 2.
Já em relação ao meia, foi conversado que ele começaria o jogo frente ao Palmeiras no banco de reservas. O camisa 10 entendeu sem reclamar. Havia a expectativa de entrar no segundo tempo, mas o desenrolar do jogo ficou diferente do que seu estilo normalmente acrescenta. Assim, mesmo sem ser aproveitado, Ganso não fez qualquer menção de insatisfação.
Ao apito final, muitos ficaram emocionados. Nonato chorou no banco de reservas ao lado do preparador físico Marcos Seixas. Thiago Silva chegou a atravessar o campo de joelhos em agradecimento à permanência tricolor.