Heroico. O Fluminense conseguiu uma linda vitória de virada diante do Flamengo, na noite desta quarta-feira, no Maracanã, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de fazer um péssimo primeiro tempo, o qual terminou perdendo por 1 a 0, o Tricolor reagiu e fez 2 a 1 no segundo. O rival saiu na frente com Arrascaeta e o Fluzão virou com Luccas ClaroYago. Com o resultado, foi a 43 pontos, segue em sétimo, mas colou no Palmeiras e abriu distância em relação a Santos e Corinthians.
Extremamente conservador, o Flu viu o Fla dominar o jogo desde o princípio. Com três minutos, o rival já havia levado perigo em duas oportunidades (um chute por cima de Gabriel Barbosa e uma cabeçada de Rodrigo Caio bem defendida por Marcos Felipe). Mais leve e dotado de jogadores com capacidade de criação, o adversário dominava por completo as ações ofensivas, além da diferença absurda na posse de bola.
Fechadinho, o Fluminense tinha claramente como meta achar algum contra-ataque para resolver a vida. Na prática, com a bola nos pés faltava agilidade nas jogadas. Eram passes sem qualquer objetividade, para os lados e para trás. Só levou perigo numa esticada que Fred desviou de cabeça e Yago finalizou por cima.
Melhor em campo, a equipe da Gávea, com justiça, abriu o marcador pouco antes do intervalo. Em cruzamento de Everton Ribeiro, Matheus Ferraz cortou mal e Arrascaeta, de cabeça, empurrou no barbante. Nos descontos da etapa inicial, o Fluminense ainda ensaiou uma pressão. Teve uma série de escanteios a favor e, no último deles, Yuri recebeu na área e finalizou com perigo. Mas era pouco demais.
Sem alteração nas peças, o Fluminense voltou para o segundo tempo com uma postura diferente. Entrou em campo com cara de quem queria jogar. Logo ameaçou com Wellington Silva e antes mesmo dos dez minutos empatou com Luccas Claro completando de cabeça cruzamento de Danilo Barcelos em cobrança de falta na área rival.
A partida, então, ficou mais aberta. Arrascaeta bateu falta no fravessão. Na sequência, Araujo recebeu bom passe de Fred, invadiu a área e também acertou o poste. Quando estava bem, o camisa 9 aparentou ter algum problema e foi substituído. Felippe Cardoso já entrou perdendo boa chance para virar, driblando o goleiro e ficando sem ângulo.
Quando parecia que o empate ia ficando de bom tamanho, Filipe Luis saiu jogando errado e Yago, esperto, aproveitou para tocar na saída de Hugo Souza e garantir a vitória heroica do Fluzão.
O Flu volta a campo na próxima quarta, contra o Corinthians, na Neo Química Arena.
O Fluminense jogou com: Marcos Felipe, Calegari, Matheus Ferraz, Luccas Claro e Danilo Barcelos; Yuri, Hudson (Martinelli, 38′ do 2ºT) e Yago; Michel Araujo (Caio Paulista, 38′ do 2ºT), Wellington Silva (Lucca, 26′ do 2°T) e Fred (Felippe Cardoso, 20′ do 2ºT).