O atacante Henrique Dourado, do Fluminense, é o maior responsável pelo aproveitamento de pênaltis no Campeonato Brasileiro não estar ainda menor neste ano. O artilheiro da competição marcou cinco dos nove gols em cobranças de penalidade e contou que estuda os goleiros adversários para manter seu alto índice.
– Os clubes possuem um departamento de análise de desempenho, que faz as observações pontuais e fundamentais. Assim como eu recebo material dos goleiros, sei que eles também têm o meu. Então é sempre seguir treinando forte para poder executar bem na hora necessária – afirmou o jogador.
O estilo dele ao cobrar é de partir lentamente para a bola, olhar para o goleiro e decidir o lado da batida no último instante.
Henrique preferiu não falar sobre o segredo de seu alto aproveitamento em pênaltis, mas disse que treinar com bons goleiros é fundamental.
– Sempre disse que pênalti não é loteria. Tanto o batedor que acerta tem os seus méritos, como o goleiro que defende também – disse e finalizou: – Gol de pênalti vale igual a gol do meio de campo, de cabeça, driblando todo o time. Tem de ter preparo e treino.