Com 45 gols pelo Fluminense, Washington é o principal goleados tricolor no Centro-Oeste (Foto: Photocamera)

Um dos grandes ídolos da história recente do Fluminense, Washington estreava pelo clube, na primeira de suas duas passagens, há exatos dez anos. À época, o atacante chegou ao Tricolor com status de grande reforço vindo do Japão. O primeiro jogo foi na pré-temporada contra a Desportiva, no Espírito Santo. O Flu venceu por 2 a 0, um gol dele e outro de Thiago Neves.

– Rapaz, faz dez anos hoje? Não sabia não! Achei que você (disse ao repórter do jornal Lance) ia me perguntar de aposentadoria. Foi nessa mesma data (13 de janeiro de 2011) que me despedi do Flu pela última vez. – Lembro, claro. Fui muito bem recebido no primeiro dia. Começamos pré-temporada com um grupo muito bacana, de qualidade. A amizade do grupo facilitou a adaptação. E quando vesti a camisa, já senti que era uma coisa diferente do que tinha sentido antes. Deu tudo certo: combinou meu jeito de jogar, estilo de vida e jeito de pensar o futebol com a camisa do Fluminense. Encaixou mesmo – disse.

 
 
 

Naquele jogo também estreavam reforços de peso no Fluminense como os casos Leandro Amaral, vindo do Vasco, e Dodô, após saída do Botafogo. Mais tarde, o clube ainda contrataria Conca (saindo do Vasco no fim de empréstimo do River Plate) e Gustavo Nery, ex-Corinthians.

Washington teve duas passagens pelo Fluminense. Foi vice-campeão da Libertadores em 2008 e campeão brasileiro em 2010. No total, fez 83 jogos e 45 gols.