(Foto: Michael Steele/Getty Images)

Um dos ídolos recentes do Fluminense, o zagueiro Thiago Silva desembarcou na Europa em janeiro de 2009 para defender o Milan (ITA). Desde então, já acumula dez temporadas no Velho Continente, sendo os últimos seis com a camisa do Paris Saint-Germain (FRA). Aos 34 anos, o jogador sonha em disputar a Copa do Mundo de 2022, no Catar, quando terá 38.

– Não, de forma alguma. Isso só quem pode decidir é o homem lá em cima. Eu vou fazer de tudo para que eu possa estar em alto nível ainda. A gente sabe que cada ano que passa, os jogadores se preparam de uma maneira diferente, você vê jogadores chegando aos 40 anos jogando em alto nível. O Zé Roberto parou com 41 para 42 e poderia continuar no meu modo de ver. Não vou dizer que eu era relaxado, mas depois que eu cheguei no Milan, passei a me cuidar um pouco diferente. Nos últimos anos, ainda mais, porque eu sei que dependo do meu corpo e, se meu corpo tiver mal, com certeza eu não vou conseguir render aquilo que eu quero. Então, a recuperação tem que ser primordial – disse.

 
 
 

Thiago Silva disputou as últimas três Copas. Em 2010, era reserva da seleção comandada por Dunga. Já em 2014, foi o capitão do Mundial realizado no Brasil. Depois de superar uma fase de contestação, foi novamente convocado para a Copa da Rússia, no ano passado, onde foi um dos destaques da equipe de Tite.