Palco histórico do futebol sul-americano, o Estádio das Laranjeiras recebeu a final do Torneio Sul-Americano. A primeira conquista do Brasil completou 95 anos no dia 29 deste mês. O palco da final com o Uruguai foi construído pelo Fluminense, diferentemente de outras agremiações, sem nenhum auxílio de dinheiro público.
Foi também no campo das Laranjeiras que o Brasil disputou seu primeiro jogo, 21 de julho de 1914, no aniversário de 12 anos do Tricolor. O adversário foi o Exeter Ctiy, da Inglaterra derrotado por 2 a 0. Oswaldo Gomes, que atuava pelo Fluminense, fez o primeiro gol. O goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, que também defendia o clube tantas vezes campeão, tornou-se o primeiro da posição na seleção brasileira.
No primeiro jogo da seleção no Sul-Americano, goleou por 6 a 0 o Chile. A partida, realizada em 11 de maio de 1919, marcou o primeiro jogo oficial do Estádio das Laranjeiras. Depois de confirmar o bom retrospecto nas Laranjeiras e superar a rivalidade contra a Argentina com vitória por 3 a 1, no dia 18 de maio de 1919, o Brasil se classificou para a decisão do Sul-Americano.
No dia 29 de maio de 1919, a Seleção Brasileira fez história nas Laranjeiras. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Uruguai, gol do artilheiro Friedenreich, o Brasil começou uma era de conquistas com o título do Sul-Americano. Marcos Carneiro de Mendonça, Fortes e Laís foram os atletas do Fluminense que estavam no time campeão. A competição foi um sucesso de público, com média de mais de vinte mil pessoas por partida.