Ganhar Fla-Flu é normal. O cântico da torcida tricolor nos dias atuais não é em vão. Há exatos 45 anos, o Fluminense derrotava o rival pelo Estadual de 1969 e erguia o troféu daquele campeonato. Dirigido por Telê Santana, o Tricolor venceu o Rubro-Negro por 3 a 2.
O Flu chegou ao clássico precisando de uma vitória para ser campeão antecipado na penúltima rodada. Mais de 170 mil torcedores lotaram o Maracanã e no fim, a massa tricolor saiu vibrando do então Maior do Mundo.
Wilton e Claudio abriram o placar para o Fluminense. O adversário chegou à igualdade duas vezes, mas Flavio se tornou o herói do título marcando o gol da vitória aos 34 minutos do segundo tempo.
Telê, que comemorou bastante o título e foi carregado dentro de campo, desabafou e mandou recado aos que não acreditavam no Tricolor:
– A melhor resposta que poderíamos dar àqueles que diziam que o Fluminense era líder por apenas 24 horas foi dada, com o time liderando o campeonato do princípio ao fim. Sempre que entramos em campo, defendíamos a primeira colocação. A conquista do título por antecipação faz dela incontestável.
No ano seguinte, o Fluminense conquistou o Brasileiro e, em 1971, o Carioca novamente.