No dia 1º de outubro de 1979, um dos maiores atletas que já existiram nos deixava. Trata-se do grande ídolo do Fluminense João Carlos Coelho Netto, ou simplesmente Preguinho.
Filho do escritor Coelho Netto, Preguinho já era sócio do Fluminense antes mesmo de nascer. Certa vez disse: “Eu mal sabia falar e o Fluminense já estava em minha alma, em meu coração e meu corpo”.
Ele foi um super atleta. Disputou dez modalidades esportivas pelo clube: Futebol, natação, remo, pólo aquático, saltos ornamentais, atletismo, basquete, vôlei, hóquei sobre patins e tênis de mesa. Chegou a ser campeão de natação e do Torneio Início do Rio de Janeiro no mesmo dia em 19 de abril de 1925.
Preguinho foi ainda o primeiro autor de gol do Brasil em Copas. Na de 1930, marcou para a seleção na derrota por 2 a 1 para a Iugoslávia.
Quando o futebol se profissionalizou, não aceitou um centavo sequer para defender o Fluminense. Como jogador de futebol, era atacante. Disputou 162 jogos e fez 132 gols pelo Tricolor das Laranjeiras. Foi campeão carioca em 1937 e 1938.
Preguinho faleceu aos 74 anos vítima de problemas pulmonares.